Urbrot

Urbrot

Urbrot é um pão de origem alemã que não leva fermento na massa e usa a fermentação natural da farinha misturada com mel e água para crescer. A palavra Urbrot significa “pão antigo”. O sabor varia muito em função da temperatura e do tempo de fermentação da massa, podendo ser levemente azedo, lembrando um pão italiano, ou mais forte.


INGREDIENTES

100g de mel
1kg de farinha de centeio (ou 800g de farinha de centeio e 200g de farinha de trigo)
750ml de água
2 colheres de sopa de Kümmel
1 colher de sopa de sal

MODO DE FAZER:

1- Dissolva o mel na água morna.
2- Em uma tigela grande, coloque a farinha e faça um buraco no meio. Despeje a água com mel no centro, aos poucos, misturando com um pouco de farinha até formar uma pasta. Este processo deve usar aproximadamente 1/4 da farinha da tigela. Deixe o restante da farinha nas bordas, seca.
3- Cubra e deixe descansar em um local quente (25 graus) até que a massa comece a formar bolhas e aumente de volume, processo que pode levar de 1 a 3 dias. A cada dia, misture a pasta do centro com mais da farinha deixada na borda.
4- Passado o período de fermentação, adicione o Kümmel e o sal e misture bem (pode usar a batedeira com batedor de pães) até a massa ficar homogênea. Esta receita requer uma massa pegajosa e úmida.
5- Coloque a massa em 2 formas de pão altas, untadas com manteiga ou óleo. Cubra e deixe descansar em um local quente até que dobre de volume. Esta etapa pode demorar várias horas (tipicamente 4 ou 5 horas)
6- Aqueça o forno a 200 graus e asse os pães por 1h30. Desenforme, borrife água ou passe um pano úmido na superfície dos pães e torne a colocá-los no forno, agora desligado, por 15 minutos. Retire do forno e repita o processo (uma característica deste pão é a casca bem escura e crocante.). Deixe esfriar sobre uma grade por pelo menos 1 hora.

DICAS:

1- Se a fermentação não funcionar, a causa provável é a temperatura baixa no ambiente. Se isto acontecer, misture um cubo de fermento biológico com uma colher de chá de açúcar e meia xícara de chá de água morna. Despeje esta mistura sobre a pasta e mexa bem. Em 1 hora a massa estará como deveria se a fermentação natural funcionasse.
2- Guarde o pão até o dia seguinte antes de cortar e consumir.
3- O Kümmel é importante na preparação, pois suaviza o sabor.


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe um comentário