Sobre

Receitas de PãoOlá! Sejam bem-vindos ao nosso site de Receitas de Pão! Nosso objetivo é reunir um grande número de receitas de pães doces e salgados, especialmente receitas de pães artesanais étnicos, ou seja, receitas tradicionais de países em todo o mundo.

O pão é um alimento intimamente ligado à história da humanidade. Acredita-se que ele surgiu junto com o cultivo do trigo, na Mesopotâmia. Os primeiros pães levedados surgiram no Egito, em cerca de 6.000 a.C. Naquela época, o pão era parte do pagamento pelo trabalho dos operários. Já os primeiros registros de padarias que se conhece foram em Israel, já que o povo aprendeu a técnica da panificação com os egípcios e a aperfeiçoou. Mas foi em Roma, por volta de 500 a.C, que surgiu a primeira escola de padeiros. Aliás, foram os romanos, que só conheceram o pão por volta de 800 a.C, os responsáveis por levar o hábito de seu consumo para o Europa.

Durante a Idade Média, com o declínio das cidades e o estabelecimento dos feudos, muitas pessoas voltaram a consumir pães sem fermento. Algumas das receitas, no entanto, foram preservados nos conventos e mosteiros, de onde ressurgiram na Renascença, especialmente na França, onde a panificação ganhou técnicas e reconhecimento mundiais.

O pão industrializado surgiu no século XIX, com as primeiras máquinas amassadeiras e com a produção em massa do fermento biológico para pães, hoje largamente utilizado nas suas duas apresentações: seco ou em bloco.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas consumam 50 Kg de pão por ano. Nossa função, neste site, é justamente incentivar este consumo, apresentando para você o mundo maravilhoso dos pães caseiros e artesanais, mais ricos em sabor, nutrientes e saúde.

Mãos à massa!

 

Imagem do padeiro cortesia de acclaimclipart.com