Pão de Vinho com Queijo

Pão de vinho com qeijo

Uma receita simples, com sabor marcante e diferente, que depende diretamente da qualidade do vinho e do queijo empregados em sua preparação. Se você gosta de um sabor mais forte, ideal para acompanhar patês de sabor acentuado, use queijos de sabor mais pronunciado, como o provolone defumado. Se preferir um sabor mais leve, use queijos de sabor mais suave mas evite queijos muito neutros para que o sabor não desapareça totalmente.


INGREDIENTES:

2 sachês de fermento seco para pães
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (café) de sal
2 colheres (sopa) cheias de manteiga sem sal ou margarina
400ml de vinho tinto seco
750g (aprox.) de farinha de trigo
300g de queijo da sua preferência (ver acima), ralado grosso.

MODO DE FAZER:

1- Comece misturando o fermento em uma parte da farinha, o açúcar, a manteiga e o vinho. Misture bem e deixe descansar por 15-20 minutos.
2- Acrescente mais um parte da farinha, o sal e amasse. Continue colocando a farinha e amassando até que a massa solte das mãos. Sove por cerca de 10 minutos, até que a massa fique lisa e elástica.
3- Acrescente o queijo, misture bem, forme uma bola com a massa. Coloque a bola de massa em uma tigela, cubra com um pano úmido e deixe descansar em um local quente, sem correntes de ar, até que a massa dobre de tamanho. Se preferir, antes de cobrir a massa, umedeça levemente, polvilhe um pouco de farinha e faça desenhos com cortes de cerca de 5mm de profundidade com uma faca afiada.
4- Retire a massa da tigela, coloque em uma forma untada. Coloque no forno pré-aquecido a 250 graus, em seguida diminua a temperatura do forno para 200 graus e deixe por 30 minutos. Diminua novamente para 160 graus e deixe por mais 10-15 minutos, até que a casca fique dourada. Retire do forno e deixe o pão esfriar sobre uma grade ou grelha.

DICAS:

1- Você pode usar vinho branco ou rosé no lugar do vinho tinto, desde que seja seco. O vinho tinto dá à massa crua uma cor violeta que fica marrom clara depois que o pão está assado.
2- Use queijos de consistência mais dura. Algumas sugestões: provolone, parmesão, gouda, estepe. Evite queijos muito moles ou com sabor suave demais, como mussarela ou queijo minas.
3- O queijo ralado grosso praticamente desaparece na massa depois que o pão estiver assado. Se não quiser que isso aconteça, use o queijo em cubos.


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe um comentário