Pão de Centeio enriquecido

Pão de centeio enriquecido

O centeio é um grão muito popular no centro da Europa, especialmente na Alemanha e na Polônia, e muito saboroso. O centeio contém glúten mas, sozinho, não consegue formar as cadeias de glúten que prendem o gás carbônico resultante da ação do fermento, não permitindo que o pão cresça bem e por igual; por isso, costuma-se misturar farinha de trigo com a farinha de centeio.

Este pão é enriquecido porque leva leite em pó e iogurte natural, o que confere um sabor um pouco mais pronunciado e levemente ácido, lembrando ligeiramente o sabor de um pão feito com fermento natural.


PÃO DE CENTEIO ENRIQUECIDO
3 xícaras de farinha de centeio
1 xícara de farinha de trigo integral
8 xícaras de farinha de trigo (aprox.)
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de sal + ponto a gosto
1 pote pequeno de iogurte natural
20g de manteiga
2 colheres (sopa) bem cheias de leite em pó
2 pacotes de fermento seco para pães
sumo de 1/2 limão
550 ml de água fria

Misture 1 xícara de farinha de trigo com os demais ingredientes secos (exceto o sal), o limão, o iogurte e a água e deixei descansar por 15 minutos para ativar o fermento e hidratar bem o centeio. Depois, vá acrescentando e misturando a farinha, a manteiga e o sal, passando a sovar até a massa ficar lisa e macia (uns 15 minutos). Deixe crescer tampado com um pano úmido até dobrar de volume. Divida a massa em 2 partes, abra em formato retangular e enrole como um rocambole. Coloque com a ponta final para baixo em formas de pão untadas. Deixe descansar mais 1 hora tampado com um pano úmido. Asse em forno a 200 graus por 35 a 40 minutos. Retire da forma e deixe descansar sobre uma grelha.

Observações:
1- Como o centeio absorve mais umidade, preste bastante atenção no ponto de cozimento. Depois de assado, mesmo fazendo o teste do som oco quando se bate na parte de baixo do pão, pode ser que ainda seja necessário mais uns minutos de forno. Na dúvida, deixe o pão esfriar no forno já apagado e com a porta entreaberta.
2- A casca fica mole. Se quiser a casca mais dura, coloque um recipiente com cerca de 1 xícara de água fervente pra fazer vapor no forno nos primeiros minutos de cozimento. Esta técnica também da à casca um tom mais escuro porque permite que os açúcares da superfície do pão tenham tempo de caramelizar.


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe um comentário