Pão de Centeio com cerveja preta Malzbier

Pão de centeio com cerveja preta Malzbier

Uma receita de pão de centeio rápida de fazer e muito saborosa. A cerveja preta Malzbier dá ao pão uma coloração mais escura, aroma único e um sabor agradável e complexo, que lembra o malte e o lúpulo usados na cerveja preta Malzbier. Uma ótima opção para um lanche, acompanhado de frios ou apenas um requeijão ou patê.

A medida dos ingredientes deste pão de centeio foi ajustada para usar uma lata de cerveja preta Malzbier e rende dois pães com aproximadamente 500 gramas. Se você pode moldar apenas um pão se tiver uma forma mais alta ou se quiser assar o pão sem forma, boleando a massa para dar uma aparência mais rústica.


PÃO DE CENTEIO COM CERVEJA PRETA MALZBIER
2 xícaras de farinha de centeio
4 xícaras de farinha de trigo
1 pacote de fermento seco instantâneo
1 pacote de melhorador de farinha para pães
2 colheres de sopa de leite em pó
1 lata de Malzbier
1 ovo grande batido
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de sal
2 colheres (chá) de Kümmel (opcional)

Comece fazendo uma esponja com 1 xícara de farinha de centeio, 1 xícara de farinha de trigo, Malzibier, leite em pó e o fermento. Aguarde 15 minutos. Acrescente o ovo, o azeite, o kümmel, o restante da farinha de centeio, parte da farinha de trigo com o sal e o melhorador de farinha. Vá sovando e acrescentando a farinha restante até que a massa fique lisa e macia. Cubra e deixe descansar até dobrar de volume.
Divida a massa em duas partes, abra cada metade em forma de retângulo. Dobre o lado mais comprido e dobre o outro lado por cima da primeira dobra, formando um retângulo mais estreito. Isto fará com que o pão cresça melhor. Coloque em uma forma untada com margarina, com o lado em que está a ponta final para baixo.
Deixe crescer por mais 1 hora. Asse em forno a 200 graus por 10 minutos, baixe a temperatura para 160 graus e deixe por mais 10-15 minutos até que fique bem dourado.


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe um comentário